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Informações para as instituições de ensino


O Grande Recife Consórcio de Transporte adotou desde 2012 um sistema totalmente informatizado para a solicitação das Carteiras de Identidade Estudantil. Nosso objetivo é garantir mais agilidade, segurança e simplificação para os alunos e as escolas processarem os pedidos que agora serão feitos pela Internet. Dessa forma, criou-se um canal absolutamente seguro entre escola, aluno e o Grande Recife.

O sistema Carteira Fácil foi substituído pelo Carteira de Estudante +Prática e será este o sistema a ser utilizado em 2014 para a solicitação da carteira estudantil secundarista. O novo sistema é similar ao anterior na sua concepção, mas apresenta melhorias e novas facilidades.

Em 2014, o primeiro acesso da escola ao novo sistema Carteira de Estudante +Prática, tanto para os representantes já cadastrados e os novos, deverá ser feito utilizando como Login e Senha o CPF dos representantes. O sistema solicitará a criação de uma nova senha, e após isso, para acessar o sistema, será utilizado o CPF e a nova senha criada. Após este procedimento a escola poderá atualizar os dados cadastrais da escola (endereço, telefone, e-mail, órgão gestor, ensinos, cursos e representantes). Após a atualização dos dados cadastrais, aguardar a validação pelo órgão gestor e enquanto aguarda a validação, a escola poderá confirmar os alunos que estão matriculados na mesma.


A escola deve ficar atenta quanto à atualização de dados dos alunos, como nome, data de nascimento, série/curso, pai ou representante, mãe e foto. A Carteira de Identidade Estudantil que for solicitada com a foto fora do padrão (foto para documento 3x4, fundo branco, recente, colorida, padrão igual ao utilizado para emissão de RG, Carteira de Trabalho, Passaporte e etc.) não será confeccionada no ano de 2014, devendo ser feita a troca da foto. Caso a troca não seja realizada, ela não será produzida, ficando pendente como carteira com foto rejeitada.


Tão logo a escola informe a matrícula 2014 do aluno e os órgãos educacionais validem as escolas, o aluno estará em condições de solicitar sua carteira. Após conferir seus dados e sua foto, deverá emitir o boleto e efetuar o pagamento nos bancos credenciados que são: Banco do Brasil (nas seguintes redes de atendimento: agências bancárias, Internet, Autoatendimento, Correspondente MaisBB, Banco Postal nas agências dos Correios), Caixa Econômica Federal (nas redes de atendimento: Agências lotéricas, Internet, Autoatendimento, Correspondente Caixa Aqui) e Banco Santander (Agência bancária, Internet, Caixas Eletrônicos, Central de Atendimento).


Vale salientar que o aluno só tem acesso aos seus dados para consulta e emissão do boleto de pagamento. Ele pode, ainda, anexar no sistema uma nova foto e aguardar a aprovação pela escola. Qualquer alteração que seja necessária, incluindo a nova foto já inserida pelo aluno, terá que ser solicitada por ele à sua escola.

Ao efetuar o pagamento, o aluno dará início ao processo de confecção de sua carteira que será entregue no prazo de até 30 dias corridos. Durante todo o processo, o aluno e a escola receberão as informações sobre o andamento da solicitação através de e-mail cadastrado.


Datas importantes no novo processo para a Carteira 2014:

 Abertura do sistema para acesso das escolas

 10/02/2014

 Abertura do sistema para acesso dos Órgãos de Educação

 10/02/2014

 Abertura do sistema para os alunos

 17/02/2014

 Data limite para solicitação do aluno

 31/12/2014

O valor cobrado para emissão da CIE 2014 será de R$ 9,00 (nove reais) e o valor de R$ 0,35, que por lei é da escola, será pago a partir de fevereiro/2015, de uma única vez, para as escolas cujos alunos solicitaram a carteira estudantil. Mais informações podem ser obtidas nos telefones: 3182.5800/5801 ou na Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 081 0158.

 

Perguntas mais freqüentes:


Quais estabelecimentos de ensino podem confeccionar carteira com o Consórcio de Transporte?
Todos os estabelecimentos que estejam na Região Metropolitana do Recife e que contem com ensinos Infantil, Fundamental, Médio e técnico (cursos profissionalizantes), devidamente regularizados na Secretaria de Educação do Estado, Secretaria de Educação dos Municípios, Ministério da Educação (MEC). Além de cursinhos pré-vestibulares, regularizados conforme a lei 13.493, de 1º de julho de 2008. Para isso, os alunos devem estar matriculados em cursos regulares com duração mínima de um ano e frequentando a escola regularmente.


Qual a documentação necessária para a escola se cadastrar?
Apresentar cópia do CNPJ vigente; cópia do contrato social se escola particular; cópia da portaria que autoriza o funcionamento da instituição de ensino, de autorização dos cursos e de nomeação do diretor, devidamente publicadas no Diário Oficial; cópia da Identidade e do CPF do diretor e representantes, além de preenchimento da Ficha Cadastral emitida pelo Consórcio, assinada e carimbada pelo órgão competente responsável pela instituição (Ministério da Educação (MEC) – para instituição federal, Secretaria Educação do Estado para instituição estadual e Secretaria de Educação Municipal para instituição municipal).

Qual o valor da taxa para a CIE 2014?
A taxa é de R$ 9,00.

Qual o valor que a instituição tem direito da CIE 2014?
O valor a ser rateado para a escola é de R$ 0,35 (trinta e cinco centavos) por carteira, a ser pago a partir de fevereiro/2015, compreendendo o valor final o total de carteiras solicitadas pelos alunos da escola vezes o valor acima citado.

Como deve ser feito o pagamento das CIE’s 2014?
O pagamento da CIE deve ser feito através de boleto bancário. Antes da solicitação da emissão do boleto, o aluno deve optar por uma das redes credenciadas: Banco do Brasil (nas seguintes redes de atendimento: agências bancárias, Internet, Autoatendimento, Correspondente MaisBB, Banco Postal nas agências dos Correios), Caixa Econômica Federal (nas redes de atendimento: Agências lotéricas, Internet, Autoatendimento, Correspondente Caixa Aqui) ou Banco Santander (Agência bancária, Internet, Caixas Eletrônicos, Central de Atendimento).

A quem pode ser entregue as carteiras solicitadas?
Apenas aos representantes da instituição, devidamente cadastrados no sistema e que apresentarem a Carteira de Identidade.

Até quando o aluno poderá solicitar carteira estudantil?
A solicitação deve ser feita até o dia 31 de dezembro do ano corrente. O boleto emitido até esta data também deverá ser pago até o dia 31/12/2014.

Como proceder caso o aluno abandone a instituição sem receber a carteira?
A instituição deverá devolver a carteira estudantil na Divisão de Concessão de Abatimentos e Gratuidades - DIAG, através de ofício, para ser excluída do sistema e destruída. Caso o aluno solicite transferência e comprove, através de declaração da nova instituição de ensino, que está matriculado e frequentando às aulas, a escola poderá entregar a CIE ao aluno. A declaração deverá ser em papel timbrado da instituição e assinado pelo seu gestor.

A quem se dirigir no Grande Recife?

A instituição deverá se dirigir à DIAG, localizada na Rua Joaquim Felipe, 73, na Boa Vista. O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 8h às 16h.

Mais informações podem ser obtidas pela Central de Atendimento ao Cliente - 0800 081 0158 ou na Divisão de Concessão de Abatimentos e Gratuidades, pelos telefones 3182-5800/5801.

Perguntas Frequentes

CARTEIRA DE ESTUDANTE

Onde posso solicitar a carteira de estudante do Consórcio?

Os estudantes secundaristas devem fazer a solicitação através do nosso site www.granderecife.pe.gov.br, pelo link Carteira de Estudante +Prática, opção estudante.

 

Se eu solicitar a carteira e mudar de escola antes de recebê-la, terei que pedir outra?

Se a carteira ficou pronta e o aluno tiver sido transferido para outra instituição, ele poderá recebê-la da antiga instituição, mediante apresentação de declaração de matrícula e frequência de aulas da nova instituição. Caso a carteira não tenha entrado em confecção, o aluno poderá apresentar a declaração de vínculo da escola atual para que seja feita a mudança da escola. Se a carteira ficou pronta, mas o aluno só quer a carteira da nova instituição, deverá solicitar uma 2ª via para alteração do nome da escola, pagando o valor de R$ 9,00 e devolvendo a carteira anterior ao Grande Recife.

O que devo fazer para solicitar a 1ª via da Carteira de Estudante?

O estudante secundarista deverá acessar o sistema através do nosso site www.granderecife.pe.gov.br, e clicar no link Carteira de Estudante +Prática, acesso para o estudante. Registrar o seu nome, e estando na condição de aluno matriculado, verificará os seus dados. Ao confirmar que os dados estão corretos, o aluno poderá solicitar a emissão do boleto, que poderá ser pago no Banco do Brasil (nas seguintes redes de atendimento: Agência bancária, Internet, Autoatendimento, Correspondente MaisBB, Banco Postal nas agências dos Correios), Caixa Econômica Federal (na rede de atendi- mento: Agências lotéricas, Internet, Autoatendimento, Correspondente Caixa Aqui) ou Banco Santander (Agência bancária, Internet, Caixas Eletrônicos, Central de Atendimento).

Caso o aluno não apareça no sistema como matriculado ou exista algum erro nos seus dados cadastrais, ele deverá procurar a sua escola para solicitar as alterações necessárias.

O aluno poderá solicitar a troca da foto acessando o seu cadastro, aguardando que a escola valide a troca da foto para poder imprimir o boleto.           
A solicitação de 2ª via da carteira estudantil permanecerá da forma como é hoje, onde o boleto de pagamento será gerado no ato da solicitação da 2ª via no Grande Recife Consórcio.

Todas as carteiras estudantis são feitas pelo Consórcio?

Não. O Grande Recife Consórcio de Transporte confecciona as carteiras para estudantes secundaristas das escolas da rede de Ensino Pública e Privada, que tenham interesse na parceria e que sejam cadastradas no Consórcio. As carteiras de estudantes universitários são produzidas pela UNE, UEE e outras entidades conveniadas.

O que fazer para tirar uma segunda via?

1 – Solicitação de 2ª via sem alteração de dados do aluno:
- o aluno solicitará através do sistema link Carteira de Estudante +Prática, acesso para o estudante.
- o aluno aguardará a confirmação de sua condição de aluno pela escola.
- após a confirmação da escola, poderá emitirá o boleto para pagamento e depois de 05 dias úteis, deverá vir pegar a carteira pronta na Gerência Comercial do Consórcio, na Rua Joaquim Felipe, 73, 2º andar, Boa Vista.

2 – Solicitação de 2ª via com alteração de dados do aluno

O aluno deve ir à Gerência Comercial do Consórcio, na Rua Joaquim Felipe, 73, 2º andar, Boa Vista, levando os seguintes documentos:
- declaração da escola (mês corrente), informando que o aluno solicitou a carteira no ano em curso e continua matriculado na instituição de ensino;
- documentação de identificação pessoal do aluno (carteira de identidade ou, sendo menor de idade, a certidão de nascimento);
- boletim de ocorrência, em caso de roubo ou perda;
- caso a solicitação da 2º via implicar em conserto ou troca de foto, trazer foto 3x4, colorida, recente e com fundo branco;
- O boleto de pagamento será gerado no ato de solicitação da 2ª via para posterior pagamento na rede bancária credenciada: Banco do Brasil (nas redes de atendimento: agências bancárias, Internet, Autoatendimento, Correspondente MaisBB, Banco Postal nas agências dos Correios), Caixa Econômica Federal (nas redes de atendimento: Agências lotéricas, Internet, Autoatendimento, Correspondente Caixa Aqui) ou Banco Santander (Agência bancária, Internet, Caixas Eletrônicos, Central de Atendimento). O valor da 2ª via é R$ 9,00.

 

 

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